Capítulo São Paulo n.° 1 da Ordem da Estrela do Oriente

Somos uma organização Paramaçônica, criada em 12 de setembro de 1999, sem fins lucrativos, que tem como missão precípua congregar a família maçônica sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo. É uma Instituição mista e dela fazem parte Mestres Maçons, Esposas e Mulheres que possuam algum grau de parentesco com Mestres Maçons e que sejam maiores de dezoito anos.

sábado, 23 de março de 2013

Março um mês de Magia, Congraçamento e Introspecção

Queridos Irmãos, Irmãs e Amigos as reuniões do mês de março foram excepcionais, primeiro tivemos a visita em nosso Capítulo da comitiva do Canadá, com a presença da Past Grande Matriarca do Grande Capítulo de Quebec, Margaret Hourston, do Past Grande Patriarca do Grande Capítulo de New Brunswick e de Anne Murray, Past Grande Esther do Grande Capitulo de New Brunswick. Eles vieram para a 5ª Grande Sessão do Grande Capítulo do Estado de São Paulo que ocorreu em 10 de março e permaneceram em São Paulo fazendo questão de conhecer a reunião do Capítulo São Paulo n.° 1, juntamente com nosso Grande Patriarca da Gestão de 2013 Armando da Silva Filho. Ficamos muito honrados em recebê-los na reunião em que preparamos uma breve comemoração do Dia Internacional da Mulher, com a entrega de um botão de rosa a cada integrante feminino presente na reunião e a leitura de um Cartão alusivo a data.


Nosso Grande Patriarca levou o mimo que o Capitulo o presenteou em sua posse para mostrar aos nossos irmãos e irmãs que não puderam estar presentes e agradecer pelo apoio dado a ele.



A Irmã Margareth falou em nome da comitiva, agradecendo o carinho da recepção que os fizeram sentir como parte do Capítulo. Parabenizou a todos pela ritualística e pelo dia Internacional da Mulher, e disse que irá levar para o Grande Capítulo de Quebec o lindo cartão que recebeu e vai manter as rosas em seu coração, desejando um excelente ano para o Capítulo São Paulo nº 1.



Abaixo uma foto de nossa Sister Margareth conduzindo a Bandeira do Canadá na 5ª Grande Sessão:








Em nossa segunda reunião do mês, realizamos a comemoração de uma tríade: O início do ano novo astrológico, que ocorreu em 20 de março, com o ingresso do Sol na casa de Áries, tendo o planeta Saturno emitindo as energias que irão reger o ano de 2013, o que exigirá de cada um de nós o exercício do perdão. Perdoar a nós mesmos e aos nossos irmãos de jornada no Planeta Terra, enaltecendo o princípio de fraternidade entre todos. O início de Equinócio de Outono que se iniciou na manhã de 20 de março, que é um momento de introspecção da alma, do plantar as sementes para a colheita do amanhã. E, por fim comemoramos a proximidade da Páscoa, do hebraico "pessach", do grego "paskha" e do latim "pache" que significam passagem. A Páscoa nos faz relembrar que temos a capacidade de transcender as dificuldades, aprender com elas e superá-las. A cada passagem de ano nós renovamos as esperanças, planejamos nosso futuro, reescrevemos o nosso papel na sociedade de forma a contribuir efetivamente na construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais pacífica, usando o ensinamento maior deixado por nosso Grande Mestre, a ressurreição do Cristo em nossos corações, por meio do cultivo da Paz.


Resolvemos compartilhar esse momento mágico com nossos irmãos e irmãs, fazendo a entrega de um  singelo bombom, a leitura de um cartão e a entrega de uma Pedra, que foi energizada com as vibrações positivas do Reiki e que possui propriedades vibracionais que nos ajudarão nesses momentos de grandes transformações e mudanças. A Sodalita, a Pedra do ano de 2013, uma pedra que vibra na energia do Raio Azul de Proteção e proporciona a paz da alma, segundo os estudiosos de energias vibracionais e quânticas. Para tal, agradeço o apoio de nossa Irmã Vilma de Castro Barbosa Siviero que compartilhou um pouco de seu conhecimento gnóstico com todos nós sobre essa tríade mágica.

Como nada acontece por acaso, tivemos a aprovação e inclusão de mais uma Instituição que o Capítulo São Paulo n.° 1 passará a apoiar, a Instituição Herdeiros do Futuro, que tem o objetivo de quebrar o ciclo de violência entre as gerações. Ele ampara crianças vítimas de violência doméstica e visa garantir o desenvolvimento dos atendidos. Agora, além da Instituição COTIC - Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança que apoiamos há alguns anos por meio de nossas queridas e incansáveis Irmãs Maria Afifi Chufan Mendes, Odette Silveira Buckeridge e Maria Tereza Barilari Bibini,  passaremos a juntar forças ao lado de nossos cunhados maçons que apoiam a Instituição e nossos Irmãos e Irmãs do Capitulo, a saber Pascoal Nicola Giantomasi, Vera Lucia Giantomasi e Odivaldo Siviero que participam da administração dessa Instituição.

Aprovamos também, a inclusão do Capítulo, como uma célula de incentivo à promoção da Cultura da Paz ao lado de nossa irmã Silene Bueno de Godoy Purificação que junto ao SENAC  atua como uma célula de difusão, colaborando com à Associação Palas Athena, na promoção da Cultura da Paz.

A Associação Palas Athena coordena o Comitê Cultura da Paz em parceria com a UNESCO. Entre os  oito eixos temáticos do Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da ONU/UNESCO, um deles vêm de encontro às atividades do nosso Capítulo, o eixo referente às medidas para promover a Compreensão, a Tolerância e a Solidariedade apoiando as iniciativas e ações concretas que contribuem com a construção de um mundo mais justo.

Aprovamos ainda, algumas outras inovações que trarão muitas alegrias aos nossos irmãos e irmãs que com diligência atuam para o crescimento de nosso Capítulo na Ordem da Estrela do Oriente.

Como vimos o mês de março está sendo mágico pois está fazendo brotar sementes de Solidariedade, de Amor, de Caridade e de Paz trazendo a força da renovação e da alegria em cada um de nós.

Feliz Páscoa a todos.

Márcia Batista Purificação
Digna Matriarca - XIV Gestão - 2013
"Diligência e Caridade"