Capítulo São Paulo n.° 1 da Ordem da Estrela do Oriente

Somos uma organização Paramaçônica, criada em 12 de setembro de 1999, sem fins lucrativos, que tem como missão precípua congregar a família maçônica sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo. É uma Instituição mista e dela fazem parte Mestres Maçons, Esposas e Mulheres que possuam algum grau de parentesco com Mestres Maçons e que sejam maiores de dezoito anos.

sábado, 23 de março de 2013

Março um mês de Magia, Congraçamento e Introspecção

Queridos Irmãos, Irmãs e Amigos as reuniões do mês de março foram excepcionais, primeiro tivemos a visita em nosso Capítulo da comitiva do Canadá, com a presença da Past Grande Matriarca do Grande Capítulo de Quebec, Margaret Hourston, do Past Grande Patriarca do Grande Capítulo de New Brunswick e de Anne Murray, Past Grande Esther do Grande Capitulo de New Brunswick. Eles vieram para a 5ª Grande Sessão do Grande Capítulo do Estado de São Paulo que ocorreu em 10 de março e permaneceram em São Paulo fazendo questão de conhecer a reunião do Capítulo São Paulo n.° 1, juntamente com nosso Grande Patriarca da Gestão de 2013 Armando da Silva Filho. Ficamos muito honrados em recebê-los na reunião em que preparamos uma breve comemoração do Dia Internacional da Mulher, com a entrega de um botão de rosa a cada integrante feminino presente na reunião e a leitura de um Cartão alusivo a data.


Nosso Grande Patriarca levou o mimo que o Capitulo o presenteou em sua posse para mostrar aos nossos irmãos e irmãs que não puderam estar presentes e agradecer pelo apoio dado a ele.



A Irmã Margareth falou em nome da comitiva, agradecendo o carinho da recepção que os fizeram sentir como parte do Capítulo. Parabenizou a todos pela ritualística e pelo dia Internacional da Mulher, e disse que irá levar para o Grande Capítulo de Quebec o lindo cartão que recebeu e vai manter as rosas em seu coração, desejando um excelente ano para o Capítulo São Paulo nº 1.



Abaixo uma foto de nossa Sister Margareth conduzindo a Bandeira do Canadá na 5ª Grande Sessão:








Em nossa segunda reunião do mês, realizamos a comemoração de uma tríade: O início do ano novo astrológico, que ocorreu em 20 de março, com o ingresso do Sol na casa de Áries, tendo o planeta Saturno emitindo as energias que irão reger o ano de 2013, o que exigirá de cada um de nós o exercício do perdão. Perdoar a nós mesmos e aos nossos irmãos de jornada no Planeta Terra, enaltecendo o princípio de fraternidade entre todos. O início de Equinócio de Outono que se iniciou na manhã de 20 de março, que é um momento de introspecção da alma, do plantar as sementes para a colheita do amanhã. E, por fim comemoramos a proximidade da Páscoa, do hebraico "pessach", do grego "paskha" e do latim "pache" que significam passagem. A Páscoa nos faz relembrar que temos a capacidade de transcender as dificuldades, aprender com elas e superá-las. A cada passagem de ano nós renovamos as esperanças, planejamos nosso futuro, reescrevemos o nosso papel na sociedade de forma a contribuir efetivamente na construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais pacífica, usando o ensinamento maior deixado por nosso Grande Mestre, a ressurreição do Cristo em nossos corações, por meio do cultivo da Paz.


Resolvemos compartilhar esse momento mágico com nossos irmãos e irmãs, fazendo a entrega de um  singelo bombom, a leitura de um cartão e a entrega de uma Pedra, que foi energizada com as vibrações positivas do Reiki e que possui propriedades vibracionais que nos ajudarão nesses momentos de grandes transformações e mudanças. A Sodalita, a Pedra do ano de 2013, uma pedra que vibra na energia do Raio Azul de Proteção e proporciona a paz da alma, segundo os estudiosos de energias vibracionais e quânticas. Para tal, agradeço o apoio de nossa Irmã Vilma de Castro Barbosa Siviero que compartilhou um pouco de seu conhecimento gnóstico com todos nós sobre essa tríade mágica.

Como nada acontece por acaso, tivemos a aprovação e inclusão de mais uma Instituição que o Capítulo São Paulo n.° 1 passará a apoiar, a Instituição Herdeiros do Futuro, que tem o objetivo de quebrar o ciclo de violência entre as gerações. Ele ampara crianças vítimas de violência doméstica e visa garantir o desenvolvimento dos atendidos. Agora, além da Instituição COTIC - Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança que apoiamos há alguns anos por meio de nossas queridas e incansáveis Irmãs Maria Afifi Chufan Mendes, Odette Silveira Buckeridge e Maria Tereza Barilari Bibini,  passaremos a juntar forças ao lado de nossos cunhados maçons que apoiam a Instituição e nossos Irmãos e Irmãs do Capitulo, a saber Pascoal Nicola Giantomasi, Vera Lucia Giantomasi e Odivaldo Siviero que participam da administração dessa Instituição.

Aprovamos também, a inclusão do Capítulo, como uma célula de incentivo à promoção da Cultura da Paz ao lado de nossa irmã Silene Bueno de Godoy Purificação que junto ao SENAC  atua como uma célula de difusão, colaborando com à Associação Palas Athena, na promoção da Cultura da Paz.

A Associação Palas Athena coordena o Comitê Cultura da Paz em parceria com a UNESCO. Entre os  oito eixos temáticos do Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da ONU/UNESCO, um deles vêm de encontro às atividades do nosso Capítulo, o eixo referente às medidas para promover a Compreensão, a Tolerância e a Solidariedade apoiando as iniciativas e ações concretas que contribuem com a construção de um mundo mais justo.

Aprovamos ainda, algumas outras inovações que trarão muitas alegrias aos nossos irmãos e irmãs que com diligência atuam para o crescimento de nosso Capítulo na Ordem da Estrela do Oriente.

Como vimos o mês de março está sendo mágico pois está fazendo brotar sementes de Solidariedade, de Amor, de Caridade e de Paz trazendo a força da renovação e da alegria em cada um de nós.

Feliz Páscoa a todos.

Márcia Batista Purificação
Digna Matriarca - XIV Gestão - 2013
"Diligência e Caridade"

quarta-feira, 13 de março de 2013

Instalação e Posse dos Oficiais do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da O.E.O

O Capítulo São Paulo n.° 1 está em festa. Na semana de 08 a 10 de março estivemos na V Grande Sessão - 2013 que ocorreu no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde em São Padro. Trata-se do maior evento do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. O Evento contou com várias delegações dos diversos capítulos pertencentes aos Municípios do Estado de São Paulo, bem como compareceram delegações de outros Estados como Bahia, Rio Grande do Sul e de outros países como a Escócia, Canadá, Peru, Bolívia e uma grande comitiva dos Estados Unidos e, com a presença especial da Mui Grande Dina Matriarca do Grande Capítulo Geral. Os integrantes da equipe do Capítulo São Paulo que compareceram ao evento participaram de diversas Cerimônias. Vejam as fotos:
Dia 08 de Março
Cerimônia da Bíblia e dos Emblemas da Ordem
 Past Matriarca Maria de Lurdes Pelegrini de Oliveira com o Emblema de Adah


Digna Matriarca Márcia Batista Purificação com o Emblema de Esther

Desfile de Estandartes dos Capítulos
Irmãs Márcia e Maria de Lurdes

Após o primeiro dia de Evento houve um Jantar Tropical de confraternização
Foto das integrantes do Capítulo São Paulo n.° 1 com a 
primeira Matriarca do Capítulo e primeira Digna Grande Matriarca Ivete Russo Leite.
Da esquerda para à direita: Irmã Vera Lúcia Giantomasi, Irmã e Digna Past Grande Matriarca Ivete, Irmã Márcia Batista Purificação e Irmã Vilma de Castro Barbosa Siviero.

Dia 09 de Março
Desfile de Trajes Típicos de cada Município 
 
O nosso Irmão Sentinela Pascoal Nicola Giantomasi desfilou com o traje típico da cidade de São Paulo, onde o Capítulo São Paulo n.° 1 está sediado. O traje de Padre Jesuíta, representa a fundação da Cidade  pelos Padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, em 25 de Janeiro de 1554, com a celebração da primeira missa em solo Paulista,  onde seria sediado o Colégio  que leva o nome de São Paulo por ser a data que a Igreja Católica, comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso.

Cerimonia das Bandeiras em Homenagem a todas as Cidades e Nações Fraternas
A Digna Matriarca Márcia desfilou com a Bandeira da Cidade de São Paulo

Cerimonia de Despedida e Encerramento da IV Gestão 2011-2013 
O Capítulo São Paulo n.° 1 fez uma pequena homenagem ao nosso Digno Grande Patriarca Odivaldo Siviero, que é membro fundador de nosso Capítulo,  na Cerimonia de Despedida e Encerramento da IV Gestão 2011-2013

Condução do Estandarte do Capítulo São Paulo n.° 1
As nossas Irmãs Marisa Batista da Silva e Vera Lucia Gabriel Giantomasi conduziram com galhardia o nosso estandarte para a realização da Homenagem ao Digno Grande Patriarca Odivaldo Siviero

Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Gestão 2011-2013
Odivaldo Siviero
Todos os integrantes do Capítulo São Paulo n.° 1 que lá estiveram, a saber:  Digna Matriarca Márcia Batista Purificação, Digno Patriarca Adjunto Sergio Roberto de Oliveira, Past Matriarca Maria de Lurdes Pelegrini de Oliveira, Irmão Sentinela Pascoal Nicola Giantomasi, Irmã Chefe de Cerimônias Vera Lúcia Gabriel Giantomasi, Irmã Musicista Marisa Batista da Silva, Irmã  Auditora Sandra Maria Cardoso de Menezes Silva e nosso Irmão Auditor Armando da Silva Filho, próximo Grande Digno Patriarca a ser instalado para a Gestão 2013-2015, e a família de nosso Irmão Odivaldo, a esposa e Irmã Secretária Vilma de Castro Barbosa Siviero e seus filhos Arthur e Heitor todos foram levar um carinhoso abraço e fazer a entrega de um pequeno mimo para parabenizá-lo pela Gestão realizada.

Após o segundo dia de evento houve um Jantar de Gala
 em homenagem aos Integrantes da Gestão que se encerrou
Os integrantes do Capítulo São Paulo n.° 1 com a nossa querida Irmã Bobbi White Mui Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo Geral ao centro.

Da esquerda para a Direita: Irmã Marisa Batista da Silva, Irmã Márcia Batista Purificação, Irmão Odivaldo Siviero, Sister Bobbi White, Most Worthy Grand Matron, Irmã Vera Lúcia Gabriel Giantomasi, Irmã Vilma de Castro Barbosa Siviero e Irmão Pascoal Nicola Giantomasi.


Da esquerda para a direita as integrantes do Capítulo São Paulo n.° 1, Irmã Marisa Batista da Silva e Irmã Márcia Batista Purificação, Digna Matriarca com a  Past Grande Matriarca do Grande Capítulo do Distrito Leste e Grande Representante de São Paulo do Supremo Grande Capítulo da Escócia Eileen Baten.

Dia 10 de março
Cerimônia de Instalação dos Grandes Oficiais
 do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

Cerimônia de Entrada das Bandeiras
A Irmã Past Matriarca Sandra Maria de Cardoso Menezes Silva entrou com a 
Bandeira do Estado de São Paulo


A Irmã Digna Matriarca Márcia Batista Purificação entrou com a
Bandeira do Município de São Paulo

Homenagem ao Grande Patriarca Instalado para a Gestão 2013-2015 e membro do Capítulo de São Paulo n.° 1 Armando da Silva Filho
Os integrantes do Capítulo São Paulo n. ° 1 fizeram uma breve homenagem ao nosso Irmão Armando da Silva Filho, com lindas palavras proferidas pelo nosso irmão Patriarca Adjunto Sergio Roberto de Oliveira e a entrega de um mimo realizada pela Digna Matriarca Márcia Batista Purificação, momento em que todos os integrantes do Capítulo foram levar um carinhoso abraço e desejar sucesso na nova Gestão.

Da esquerda para a direita: Irmão Past Patriarca e Patriarca Adjunto Sergio Roberto de Oliveira, Irmã Past Matriarca e Electa Maria de Lurdes Pelegrini de Oliveira, Irmã Musicista Marisa Batista Purificação, Irmão Sentinela Pascoal Nicola Giantomasi, Irmã Chefe de Cerimonia Vera Lucia Gabriel Giantomasi, nosso Digno Grande Patriarca Armando da Silva Filho, Irmã Auditora e Grande Anjo na nova gestão Sandra Maria Cardoso de Menezes Silva, esposa de nosso Digno Grande Patriarca da atual Gestão, Irmã Secretaria e Grande Ruth na nova gestão Vilma de Castro Barbosa Siviero, Irmão Auditor e Grande Conselheiro Odivaldo Siviero e Digna Matriarca Márcia Batista Purificação.

Foto com o  Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo
Gestão 2013-2015
Digno Grande Patriarca Armando da Silva Filho e Digna Matriarca Márcia Batista Purificação

Foto com os Dignos Grandes Matriarca e Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo
Gestão 2013-2015
"Ação e Compromisso"
Digna Matriarca Márcia Batista Purificação, Digna Grande Matriarca Rogéria Azevedo Souza Pontes e Digno Grande Patriarca Armando da Silva Filho

A cerimônia de Instalação foi magnífica, a nossa Grande Digna Matriarca apresentou um projeto ousado mas muito interessante, a construção de uma casa de apoio para as integrantes da Ordem da Estrela do Oriente e seus familiares, inspirados no projeto Casa do Maçom de Barretos-SP que hoje já é uma realidade. A cidade de Barretos possui o Hospital do Câncer de Barretos, que é referencia nacional no tratamento, prevenção e combate ao câncer e recebe pacientes do Brasil inteiro, e estes quando em tratamento necessitam permanecer na cidade por longos períodos, às vezes ate anos. O Projeto visa dar apoio às nossa irmãs e irmãos da Ordem que necessitam desse tratamento e dar o apoio necessário para que seus familiares e pacientes possam se instalar durante esse período. A semente foi lançada e está sendo germinada, vamos semeá-la com carinho, mais detalhes sobre esse projeto será passado nas reuniões e visitas aos Capítulos sob a jurisdição do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. 
O Capítulo de São Paulo n.° 1 parabeniza a todos os Grandes Oficiais instalados e deseja a todos muito sucesso na Gestão que se inicia e deseja plena realização à Digna Grande Matriarca e ao Digno Grande Patriarca, que ocuparão merecidamente o cargo nesses próximos dois anos, na condução da Estrela da Ordem  de nosso Grande Capítulo e oferecer lhes nossos calorosos votos de êxito no alcance dos objetivos propostos.
Parabéns à Nova Gestão.

Márcia Batista Purificação
Digna Matriarca     
XIV Gestão - 2013 

O Capítulo São Paulo em nome da Digna Matriarca Márcia Batista Purificação e de seu Digno Patriarca Celso da Cunha Garcia, neste mês de Março, desejam felicitar a todas as Mulheres e em especial às Mulheres integrantes da Ordem da Estrela do Oriente pela passagem do Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES