Capítulo São Paulo n.° 1 da Ordem da Estrela do Oriente

Somos uma organização Paramaçônica, criada em 12 de setembro de 1999, sem fins lucrativos, que tem como missão precípua congregar a família maçônica sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo. É uma Instituição mista e dela fazem parte Mestres Maçons, Esposas e Mulheres que possuam algum grau de parentesco com Mestres Maçons e que sejam maiores de dezoito anos.

domingo, 26 de maio de 2013

Feliz Festival de Asala

Lua Cheia de Gêmeos
O Plano espiritual recomenda que considerem os dias dos três Grandes Festivais (Páscoa, Wesak e Asala) como dias Sagrados, consagrando seus pensamentos, sentimentos e percepções à recepção das Gloriosas Energias que banham o Planeta nessas datas. Também nos sugere que utilizemos esses dias para fazermos contatos, através de meditações especiais, com os Grandes Mestres Planetários.




Asala é o terceiro e último dos principais festivais que fundamentam a estrutura de uma nova Consciência que está sendo revelada pelo Cristo Cósmico e que deverá ser, como os outros dois Festivais, celebrado pela humanidade, que de alguma forma cultiva a Paz Planetária em parceria com a Hierarquia Espiritual.
O Festival de Asala é conhecido como o Festival da Boa Vontade, pois representa o espírito da humanidade que anseia se harmonizar com a Vontade Divina, que é o aspecto do Amor que Jesus, o Cristo, propagou e do qual Ele é a expressão perfeita. É o dia em que a natureza Divina do homem é reconhecida e em que são realçados o Seu poder de expressar a Boa Vontade e de estabelecer corretas relações humanas.
As Forças de Reconstrução - dos raios 1º (azul da vontade, da força, poder e proteção) e 7º (violeta da Ordem e Organização e realização e manifestação de milagres) - estão plenamente ativas durante este Festival. Estão diretamente relacionadas com o aspecto VONTADE DA DIVINDADE, e não são, ainda, plenamente assimiladas e compreendidas pelos homens, necessitando uma egrégora grupal para a sua expansão.
Asala é a expressão da aspiração básica relacionada com o companheirismo, a unidade material e espiritual, e representa o efeito do trabalho de Buda e do Cristo sobre a consciência humana.
Quanto mais a humanidade assimilar e cooperar decisivamente na manifestação da Vontade Divina, que é a Vontade para o bem, Vontade para a beleza e a harmonia, Vontade para a síntese e a unificação e, finalmente, Vontade de servir, mais essas energias deverão produzir a transformação da Unidade. Dessa forma, os resultados positivos encontram-se na mescla das energias dos Raios Azul e Violeta, permeando suas qualidades, virtudes e funções. Isto ensejará num Acorde ou Som harmônico e sintônico, para uma humanidade que se fundamenta na Fraternidade Humana Universal. Por ocasião do momento astrológico do Festival de Asala e durante a Recitação da Grande Invocação, elas são liberadas pelo Cristo e pelo Avatar de Síntese, fortalecendo a vontade e promovendo a unificação e união neste ciclo em que o Reino de Deus está ativo na Terra.

Abraços fraternais.

Capitulo São Paulo n.° 1 da Ordem da Estrela do Oriente.

Pesquisado em 21-05-2013 às 12:31 horas:

Sessão Magna de Iniciação


O Capítulo São Paulo n.° 1 da Ordem da Estrela do Oriente realizou na semana passada, quinta-feira, dia 16 de Maio de 2013 uma Sessão Magna de Iniciação da Irmã Maytê Moreno Leal.

O cerimonial foi presidido pela Digna Matriarca Márcia Batista Purificação e pelo Digno Patriarca Celso Cunha Garcia que saudaram a mais nova Irmã, felicitando-a pela nova Jornada na Ordem, parabenizou a todos os integrantes que propiciaram a linda cerimônia. Após, ocorreu o nosso Brinde da Amizade oportunidade em que a neófita foi recebida com muito carinho pelos integrantes de nossa fraterna Irmandade. 

Abraços fraternais.
Capitulo São Paulo n.° 1 da Ordem da Estrela do Oriente.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cerimonia em Homenagem à Mãe Estrela

Neste mês de Maio tivemos uma linda cerimônia em homenagem ao Dia das Mães Estrelas, ela ocorreu no dia 16 de Maio, quinta-feira.

Iniciamos a Cerimônia com a leitura do cartão em homenagem ao dia das mães enviado a todos os integrantes do Capítulo e a todos os Capítulos do Estado de São Paulo:

Na sequência foi lido um texto sobre a Mãe Estrela, ao fundo a música de Fabio Jr “Mãe”.
Prem Rawat, o Embaixador da Paz, em 09 de abril passado, foi agraciado com o Título de Cidadão Paulistano, após palestra proferida no Fórum de Sustentabilidade e Cultura de Paz promovido pela Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, em conjunto com a Sociedade de Apoio ao Conhecimento e a Paz Interior, entidade responsável pela divulgação do programa Palavras de Paz, exibida na emissora TV Aberta às sextas-feiras às 22:00 horas, a qual apresenta trechos das palestras do Embaixador proferida em vários países. Prem Rawat viaja pelo mundo há quatro décadas, inspirando as pessoas a encontrar a Paz. Levando uma mensagem simples e profunda sobre a Paz Interior. Em suas palestras ele nos ensina que a Paz Verdadeira está sempre dentro de nós, e quando experimentamos essa paz, haverá paz em seu mundo.
A paz nasce no coração das pessoas. É onde nós podemos encontrá-la – dentro de cada um de nós. Se quisermos iluminar o mundo assim como o Mestre da Paz nos ensinou, precisamos acender essa Luz em cada um de nós, um a um, para podermos irradiar essa Luz. Basta uma pequena luz e a escuridão se vai. Uma pequena, minúscula luz no alto de uma montanha e todos podem vê-la, mesmo que esteja escuro – toda a escuridão tem que se render à luz.
Quando crianças, dormimos um sono tranquilo e pacífico. Nossas mães zelavam para que esse sono não fosse interrompido, e assim, dormíamos em Paz. Desde pequeninos elas sabem quando estamos em paz, elas nos conhecem pela forma com que respiramos, pela forma com que olhamos, com que a abraçamos e a beijamos, em cada gesto de nossos corpos.
A Mãe Estrela é a nossa Embaixadora da Paz, elas cultivam a paz na família que é a célula da sociedade, uma família em paz leva a uma sociedade pacifica. A Mãe Estrela cuida da saúde da família, é a conciliadora do lar, entre pais e filhos, entre os filhos, entre filhos e amigos, entre os vizinhos, e leva essa experiência conciliatória para o serviço, para a escola, para o Capítulo, para as entidades assistenciais que são apoiadas pela Ordem da Estrela do Oriente.
Homenagear e reverenciar a Mãe Estrela é também, incentivar a paz. Recentemente reverenciamos o dia da Mãe Terra e hoje exaltamos e homenageamos a Mãe do Filho de Deus, que representa todas as mães da humanidade.
Há muitas figuras de mãe, nas diversas culturas ao longo da história: Encontramos Ísis retratada amamentando seu filho Hórus, seu culto data de cerca de 2500 a.C. Na antiga Grécia era cultuada a deusa Reia, sua  comemoração coincidia com a chegada da primavera. Reia era celebrada e louvada como aquela que, sendo mãe dos principais deuses do Olimpo - Zeus, deus do céu e do trovão; Poseidon, deus do mar e dos terremotos; Hades, deus da morte e do mundo invisível – era mãe de toda a realidade criada. Os romanos retomaram os costumes gregos e passaram a celebrar Cibele, venerada como Magna Mater - grande Mãe.
Encontramos, ainda, a deusa Ishtar, dos sumérios. Na cultura védica, a deusa Aditi, a Mãe dos Deuses, e no Hinduísmo temos Durga que representa o poder e a natureza protetora da maternidade. Na China, Mãe Kuan Yin reverenciada como a Deusa da Misericórdia e do Amor Compassivo. Todas são consideradas representação das muitas facetas da mesma divindade feminina.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data em comemoração ao Dias das Mães, como sendo o segundo domingo de maio. E em 1947 o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, do Rio de Janeiro, determinou que a data fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.
Como vemos, seja na esfera do sagrado e na profana, no céu ou na terra, na antiguidade ou na atualidade, a maternidade foi e é sempre algo que a humanidade entendeu dever louvar, comemorar, celebrar.
Mãe que gera, abriga, dá à luz. Mãe que alimenta, aconchega, aninha. Mãe que acaricia, lava, penteia, canta uma canção de ninar e nos faz dormir. Mãe que ri e chora ao ritmo da vida do filho; coração que gerou o bater de outro coração e baterá toda a vida não mais no próprio ritmo, mas ao ritmo outro, do filho.
É digno e justo louvar a maternidade de todas as mães, pois graças a elas, a história da humanidade continua a ser uma história onde a vida sai sempre vitoriosa de todas as contendas.

Durante a leitura foi distribuído a Pedra Estrela a todos os participantes.
A Pedra Estrela não é muito conhecida, talvez por não ser muito fácil encontrá-la. O seu tom azul escuro, pontilhado por pequeníssimos brilhantes, lembra o céu de uma noite estrelada. Pertence à família das Safiras, esta pedra possui uma dureza quase comparável à do diamante. Em tempos antigos, esta pedra era vista como um poderoso talismã, que guiava os viajantes.
O nome “Astéria” deriva do grego “estrela”, e significa “brilhante como um astro”, designando as diversas pedras que, pela sua composição, parecem possuir mil estrelas dentro de si. A Pedra Estrela é mais comum no Sri Lanka, onde se acredita que quem a usar está sob a proteção de Deus e tem a capacidade de compreender os oráculos. A Pedra da Estrela está também associada ao amor, e é considerada a “guardiã” do amor, que fomenta a fidelidade e o entendimento entre quem se ama.
A seguir foi lido um trecho das escrituras sagradas referente ao Livro de Lucas Capitulo 1 - versículo 39-56:
Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para a uma cidade da região montanhosa da Judéia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
Em alta voz exclamou: "Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Mas por que sou tão agraciada, a ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse!”.
Então disse Maria: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome. A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração. Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu, de coisas boas, os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos. Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados".
Maria ficou com Isabel cerca de três meses e depois voltou para casa.
Após foi lida a Benção às Mães Estrelas e a todos os integrantes da família Ordem da Estrela do Oriente que puderam comparecer a este evento.
"Que a misericórdia de Deus Pai onipotente, a paz de seu Filho Unigênito, a graça e a consolação do Espírito Santo, protejam a todas as Mães Estrelas, que conceberam pelo ventre ou pelo coração, aqui presentes e àquelas que não puderam, por qualquer motivo, estar presente, e a seus filhos e filhas. Afastem de suas famílias todos os males. Ajudai-as a promover nas famílias, nos lares os sentimentos e propósitos de união, amor generoso, paz, fidelidade permanente e perseverança constante na vossa graça e que alcanceis todas as bênçãos prometidas. E abençoe Grande Pai Celestial a todos nós. Amém."
FELIZ DIA DAS MÃES!!!
Sites pesquisados em 10-05-13 às 23:30 horas:
http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_Canal=47&cod_noticia=14964
http://www.tprf.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prem_Rawat
Realização: Márcia Batista Purificação - Digna Matriarca - XIV Gestão - 2013 "Diligência e Caridade"

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia Internacional do Sol - 3 de maio



Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra". E assim foi.
Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.
Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom.
Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.
Gênesis 1:14-19.

Várias culturas ao longo da história da humanidade acreditavam que o Sol, assim como outros fenômenos naturais, era uma divindade e, portanto, um objeto de veneração. A adoração ao Sol foi um aspecto central de civilizações como na Índia, Babilônia, antiga Pérsia, Egito, antiga Grécia, na Roma antiga, os Povos Incas da América do Sul e os Astecas no atual México.
O ritual de adoração do Sol era comum, vários monumentos antigos foram construídos destacando os fenômenos solares; como por exemplo, o templo do Deus Rá, o Stonehenge, no Reino Unido, a pirâmide do Templo de Kukulcán, no México, que foi desenhada para lançar sombras com o formato de serpentes subindo a pirâmide, nos equinócios de primavera e outono. Durante a era do Império Romano, o aniversário do Sol era um feriado celebrado ao deus Sol Invictus,comemorado logo após o solstício de inverno.
Sol possuía uma bonita interpretação, era visto como um símbolo de vida e o seu ciclo diário, significava o resumo da existência humana: jovem pela manhã, madura ao meio-dia, a mais tenra idade ao entardecer.
Compreender que a admiração ao Deus Sol era, na verdade, a adoração ao Deus que cedeu seu aspecto divino ao criá-lo, ao Ser divino que comanda o Sol, faz-nos deixar de ter uma visão ocidental, limitada, de que o Sol é apenas uma estrela, a estrela do nosso sistema solar e passamos a entendê-lo como um Símbolo representativo do Criador. Assim, o olhar para esse Dia Internacional do Sol passa a ter um aspecto diferenciado, um olhar voltado para o Deus que há no Sol como consciência que comanda a evolução.
O Criador, o Arquiteto do Universo, tem uma parte de sua consciência em cada estrela, astro, planeta e assim também em nossa amada Terra. Ele também é o nosso grande Pai Celestial, pois uma partícula Dele habita em nossos corações e nos dá o que chamamos de Vida!
Ele é o nosso Deus, o Deus do Sol e da Terra, e de todo o Universo, e está neste momento comandando a evolução em todos os reinos: mineral, vegetal, animal e hominal e esta evolução envolve todas as mudanças em todos os campos: mental, emocional e espiritual que estão em constante evolução.
Nos dias atuais estamos vivenciando um amplo impulso energético, um salto quântico de transformação e de renovação e o Sol será o grande instrumento a agir em nosso Planeta, seja o Sol externo do nosso sistema solar ou o Sol interno que vive dentro da Terra, que estará impulsionando essas transformações por meio da emissão dos raios Rosa e Dourado que estarão atuando nestes momentos de transformações.
Sejamos também os irradiadores dessas energias, nos envolvendo em um grande Sol Dourado e Rosa e emitindo pensamentos de Paz, Amor e Harmonia para a Humanidade.
Envie Paz e receba a prosperidade abundante de Nosso Pai Celestial.

“O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade”.
Salmos 84:11

Pesquisado em 01-05-2013 às 20:30 horas.

Abraços fraternais a todos.

São Paulo, 03 de maio de 2013.

Márcia Batista Purificação
Digna Matriarca do Capítulo São paulo n.° 1 da OEO
XIV Gestão 2013 "Caridade e Diligência"

Dia do Trabalho - 1 de maio


Consagramos esse dia à nossa heroína a humilde catadora Ruth que demonstrou sua personalidade forte e seu valor pessoal por meio de um trabalho humilde que executou pacientemente e alcançou a recompensa de Deus.

"O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio! " 

Rute 2:12
Abraços fraternais a todos.

Capítulo São Paulo n.°1 da Ordem da estrela do Oriente