Capítulo São Paulo n.° 1 da Ordem da Estrela do Oriente

Somos uma organização Paramaçônica, criada em 12 de setembro de 1999, sem fins lucrativos, que tem como missão precípua congregar a família maçônica sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo. É uma Instituição mista e dela fazem parte Mestres Maçons, Esposas e Mulheres que possuam algum grau de parentesco com Mestres Maçons e que sejam maiores de dezoito anos.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Baile Beneficente de Halloween

A Data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como "O dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existem ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.

Para os esotéricos a origem do nome Halloween se originaria das Hallowinas, assim chamadas a guardiãs femininas do Saber Oculto das Terras do Norte (Países Nórdicos). Elas organizavam o Festival do Sol se preparando para o início do Outono, que no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. Para os celtas a divindade máxima era feminina a Deusa-Mãe, cuja manifestação era a própria natureza. Esse dia também era conhecido como o feriado de Samhain, o Ano Novo Céltico. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno.

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas com a expansão do Cristianismo a Velha Religião foi sendo gradualmente abandonada, sem nunca ter sido totalmente extinta, estando ainda hoje presente em muitos cultos de santos e nas crenças populares assimilados no cristianismo. O Dia  de Todos Os Santos comemorado pela igreja católica no Dia 1 de novembro, chamada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), que com o passar do tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween". As tradições pagãs foram incorporadas à ritualística da Igreja Católica e os festivais pagãos foram banidos.
A partir desse entendimento que decidimos realizar em 19 de Outubro, a partir das 22 horas, o Nosso Baile Beneficente com o tema Halloween e será realizado no Salão de festa do Rotary Clube da Vila Formosa, próximo ao Shopping Anália Franco.
O Halloween é um momento de grande festa e confraternização, venha se divertir e praticar um ato de solidariedade contribuindo com as Instituições Assistenciais que nós do Capítulo São Paulo n.° 1 apoiamos. Este ano o dia de Halloween coincide com a entrada de Júpiter que representa a colheita do nosso plantio e da nossa fé inabalável.

Reserve seu convite com um de nossos integrantes ou 
pelo e-mail: capitulosaopaulo1.secretaria@gmail.com