Capítulo São Paulo n.° 1 da Ordem da Estrela do Oriente

Somos uma organização Paramaçônica, criada em 12 de setembro de 1999, sem fins lucrativos, que tem como missão precípua congregar a família maçônica sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo. É uma Instituição mista e dela fazem parte Mestres Maçons, Esposas e Mulheres que possuam algum grau de parentesco com Mestres Maçons e que sejam maiores de dezoito anos.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia Internacional do Sol - 3 de maio



Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra". E assim foi.
Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.
Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom.
Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.
Gênesis 1:14-19.

Várias culturas ao longo da história da humanidade acreditavam que o Sol, assim como outros fenômenos naturais, era uma divindade e, portanto, um objeto de veneração. A adoração ao Sol foi um aspecto central de civilizações como na Índia, Babilônia, antiga Pérsia, Egito, antiga Grécia, na Roma antiga, os Povos Incas da América do Sul e os Astecas no atual México.
O ritual de adoração do Sol era comum, vários monumentos antigos foram construídos destacando os fenômenos solares; como por exemplo, o templo do Deus Rá, o Stonehenge, no Reino Unido, a pirâmide do Templo de Kukulcán, no México, que foi desenhada para lançar sombras com o formato de serpentes subindo a pirâmide, nos equinócios de primavera e outono. Durante a era do Império Romano, o aniversário do Sol era um feriado celebrado ao deus Sol Invictus,comemorado logo após o solstício de inverno.
Sol possuía uma bonita interpretação, era visto como um símbolo de vida e o seu ciclo diário, significava o resumo da existência humana: jovem pela manhã, madura ao meio-dia, a mais tenra idade ao entardecer.
Compreender que a admiração ao Deus Sol era, na verdade, a adoração ao Deus que cedeu seu aspecto divino ao criá-lo, ao Ser divino que comanda o Sol, faz-nos deixar de ter uma visão ocidental, limitada, de que o Sol é apenas uma estrela, a estrela do nosso sistema solar e passamos a entendê-lo como um Símbolo representativo do Criador. Assim, o olhar para esse Dia Internacional do Sol passa a ter um aspecto diferenciado, um olhar voltado para o Deus que há no Sol como consciência que comanda a evolução.
O Criador, o Arquiteto do Universo, tem uma parte de sua consciência em cada estrela, astro, planeta e assim também em nossa amada Terra. Ele também é o nosso grande Pai Celestial, pois uma partícula Dele habita em nossos corações e nos dá o que chamamos de Vida!
Ele é o nosso Deus, o Deus do Sol e da Terra, e de todo o Universo, e está neste momento comandando a evolução em todos os reinos: mineral, vegetal, animal e hominal e esta evolução envolve todas as mudanças em todos os campos: mental, emocional e espiritual que estão em constante evolução.
Nos dias atuais estamos vivenciando um amplo impulso energético, um salto quântico de transformação e de renovação e o Sol será o grande instrumento a agir em nosso Planeta, seja o Sol externo do nosso sistema solar ou o Sol interno que vive dentro da Terra, que estará impulsionando essas transformações por meio da emissão dos raios Rosa e Dourado que estarão atuando nestes momentos de transformações.
Sejamos também os irradiadores dessas energias, nos envolvendo em um grande Sol Dourado e Rosa e emitindo pensamentos de Paz, Amor e Harmonia para a Humanidade.
Envie Paz e receba a prosperidade abundante de Nosso Pai Celestial.

“O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade”.
Salmos 84:11

Pesquisado em 01-05-2013 às 20:30 horas.

Abraços fraternais a todos.

São Paulo, 03 de maio de 2013.

Márcia Batista Purificação
Digna Matriarca do Capítulo São paulo n.° 1 da OEO
XIV Gestão 2013 "Caridade e Diligência"